A tecnologia desempenha um papel central nas mudanças na área dos Recursos Humanos. No entanto, o diálogo sobre mudar para o digital só faz sentido se as empresas investirem nas ferramentas certas. Nos últimos anos, cada vez mais empresas start-up começaram a desenvolver soluções criativas para melhorar e automatizar os processos organizacionais. Alguns exemplos destes processos são o recrutamento e retenção de colaboradores, formações profissionais, aprendizagem organizacional e desenvolvimento de competências pessoais, contratação de novos colaboradores, fortalecimento da identidade organizacional, entre outros. A tecnologia nos Recursos Humanos também atrai gigantes da tecnologia como o Facebook, o Google e, por último, a Microsoft que comprou o LinkedIn. Com a revolução a acontecer na área dos Recursos Humanos, muitos profissionais da área passaram a acreditar que a tecnologia aumentou a sua contribuição para o sucesso da organização. Agora, as organizações conseguem compreender como o investimento na tecnologia lhes pode ser benéfico.
Os investimentos de Recursos Humanos mais populares incluem:
- Tecnologia de recrutamento para alcançar candidatos de qualidade.
- Plataformas para colaborações em equipa.
- Desenvolvimento de competências dos colaboradores/ aprendizagem organizacional.
- Software de reconhecimento de voz.
- Interfaces de realidade virtual.
- Chatbots.
As organizações que investiram em novos softwares e plataformas de RH viram uma melhoria nas suas atividades, nomeadamente:
-
Melhoria da experiência do colaborador.
-
Tornando o papel mais estrategicamente significativo na organização.
-
Permitindo que os colaboradores sejam mais eficientes e produtivos.
-
Redução do número de colaboradores com baixa qualificação, mantendo a produtividade alta.
Os profissionais experientes na área de Recursos Humanos investem na procura de novas tecnologias e ferramentas, o que lhes dá uma vantagem competitiva. Estas ferramentas estão a alterar as áreas de recrutamento, colaboração e gestão de tarefas.
Outra área importante de investimento é a aprendizagem organizacional e aquisição e desenvolvimento de talentos. Os gestores de RH sabem que investir em tecnologia permitirá crescer e manter a qualidade dos níveis de conhecimento dos colaboradores da organização.
Abaixo estão algumas categorias de destaque da tecnologia de RH no mercado:
Estas ferramentas ajudam os colaboradores a atingir metas de desenvolvimento pessoal, a optimizar os processos de orientação e formação e a fornecer aos gestores uma espécie de "quadro direcional" com a conduta organizacional interna através de sistemas de gestão de aprendizagem (LMS). Estas ferramentas optimizam os processos da aprendizagem organizacional em conjunto com outras plataformas que se focam no desenvolvimento dos colaboradores.
Cultura no local de trabalho
Estas empresas ajudam a promover a harmonia no local de trabalho, melhorar a cultura e gerir benefícios e recompensas. A categoria inclui marketplaces de benefícios como o Fond e o site de doações Benevity.
Remuneração e benefícios
Estas empresas produzem softwares que permitem às empresas gerir salários, benefícios, pensões e seguros. As empresas incluem Gusto, Justworks, Namely, Zenefits e Beisen. Também incluem a ferramenta de comparação de seguros de saúde SimplyInsured.
O acordo é flexível
Estas empresas fornecem uma plataforma centralizada para colaboradores, freelancers ou consultores e outros empregos a part-time. Esta categoria reflete a economia do trabalho sob procura e o desejo do colaborador por acordos de trabalho flexíveis. As empresas incluem a área freelance Field Nation e um mercado para contratados e colaboradores a part-time.
Colaboradores em profissões tecnológicas
Estas empresas fornecem uma plataforma para talentos de tecnologia sob demanda para empregos de part-time, freelance e em tempo integral, bem como ferramentas que ajudam a localizar talentos técnicos. Esta categoria atrai a crescente procura por talentos em tecnologia.
Recrutamento de estudantes do ensino superior
Estas empresas oferecem uma plataforma centralizada para a colocação de empregos e estágios destinados a estudantes do ensino superior. Estas empresas incluem plataformas de recrutamento como a Joinhandshake e a Wayup.
Background Check
Estas empresas fornecem ferramentas de triagem para executar verificações de antecedentes de candidatos a emprego e possíveis contratações. Estas incluem empresas como a SterlingBackCheck, a Onfido e a Checkr.
Ferramentas de comparação de salários
Estas ferramentas podem ser usadas para fazer comparações de salário, remuneração e cultura organizacional. Exemplo disso são a PayScale e a Paysa.
Pessoal/agendamento
Fornecer software que auxilia na gestão de agendamento da equipa, optimizando o montante de despesas e gastos e planeando as necessidades de capital humano. Isto inclui as ferramentas de agendamento Planday, e a Homebase - uma plataforma de gestão de horários para colaboradores remotos.
Automação dos Recursos Humanos
Estes serviços fornecem uma plataforma para executar tarefas como: gerir perfis de colaboradores, gerir avaliações de colaboradores e relatórios de tempo e fornecer análises de participação do ThinkHR.
Em suma, é evidente que a área da tecnologia nos Recursos Humanos está em crescimento. Numa altura em que as organizações estão a tentar navegar no cenário da indústria em constante mudança, a competição é constante. Competem para atrair os melhores talentos, contratando, assim, os melhores profissionais num ambiente de mercado de trabalho competitivo.
Estamos a assistir a um período considerado como um “big bang” na área dos Recursos Humanos. Isto pode ser constatado através de novos empreendimentos e empresas start-up e através da análise das tendências de aumento de investimentos na área. Hoje, as organizações que adoptam tecnologias na área dos Recursos Humanos notam uma melhoria substancial nos processos na organização, mantendo-se competitivas e prontas para enfrentar os desafios do amanhã.