Confuso sobre qual o sistema de aprendizagem indicado para a sua organização? Aqui vamos explicar o que é um sistema LMS, o que é um sistema TMS e quais são as características e vantagens de cada um desses sistemas!
Para que serve um sistema de gestão de aprendizagem?
Antes de falarmos sobre os diferentes sistemas, é importante entender a funcionalidade de um sistema gestão de aprendizagem e a sua importância em qualquer organização. Um sistema de gestão de aprendizagem é projetado para permitir que cada colaborador da organização receba o conteúdo de que precisa para desempenhar o seu trabalho da melhor maneira possível e manter-se atualizado com as inovações relacionadas com o seu papel na organização. O que é um sistema TMS?
O sistema TMS é um sistema que permite a aprendizagem independente de cada colaborador da organização. Com a ajuda deste sistema, cada colaborador pode gerir a sua própria aprendizagem de acordo com o ritmo que mais lhe convier, utilizando os conteúdos de aprendizagem que se encontram no sistema. Na maioria das vezes são utilizados guias em vídeo, que explicam com precisão e clareza todo o conteúdo que o colaborador deve aprender.
O que é um sistema LMS?
Um sistema LMS é também um sistema de gestão de aprendizagem, mas com características diferentes de um sistema TMS. Este sistema permite que cada colaborador da organização receba a formação necessária para cumprir a sua função da melhor forma, incluindo atualizações regulares durante todo o período de trabalho na organização.
A principal diferença entre um sistema LMS e um TMS
Embora pareça que os dois sistemas são iguais, a verdade é que existem diferenças entre eles que podem ser essenciais para si e para a sua organização. A diferença mais significativa entre os sistemas é a forma de trabalhar com eles. Enquanto o sistema TMS funciona principalmente à base de vídeos de formação, o sistema LMS utiliza outras técnicas de aprendizagem. Esta diferença reflete-se no facto de que a aprendizagem no sistema TMS é bastante passiva, enquanto a aprendizagem no sistema LMS é mais interativa. Outra diferença importante
Outra diferença que merece atenção é a taxa de aprendizagem do colaborador e o controlo sobre ela. Ou seja, como o sistema TMS funciona através de aprendizagem passiva, também confia no seu utilizador para perseverar e progredir no ritmo desejado. Por outro lado, o LMS é um sistema de gestão de aprendizagem que gera um ritmo de aprendizagem desejado, opções de monitoramento desse ritmo, entre outros.
As vantagens do sistema TMS
A maior e mais destacada vantagem do sistema TMS é a possibilidade de criar muitos conteúdos de formação com relativa facilidade e assim adaptar o sistema e os conteúdos às necessidades da organização. É importante notar que, como em outros sistemas de aprendizagem, o sistema TMS também oferece testes resumidos após um período ou tópico de aprendizagem. Dessa forma, cada colaborador pode receber feedback sobre o seu entendimento do conteúdo e, claro, repeti-lo quando necessário.
Os vantagens do sistema LMS
Se compararmos os dois sistemas de aprendizagem, a vantagem mais proeminente do sistema LMS reside no fato de ser um sistema de gestão de aprendizagem interativo e, portanto, manter a estrutura de aprendizagem necessária para os colaboradores. Este sistema também fornece testes para verificar a taxa de aprendizagem e compreensão do colaborador. Além disso, o sistema LMS oferece a possibilidade de dar feedback aos instrutores e ao conteúdo de aprendizagem para melhorar o desempenho.
Escolher o sistema de gestão de aprendizagem ideal
Como pode verificar, os dois sistemas possuem objetivos semelhantes, mas diferentes formas de atingi-los. Assim, para escolher um sistema, LMS ou TMS, deve analisar as necessidades da sua organização e perceber qual dos dois se adapta à natureza dos seus colaboradores no que toca às várias funcionalidades que oferecem. Deste modo, poderá escolher um sistema de gestão de aprendizagem do qual tirará o melhor proveito.